Sei que não comentei no último artigo da semana colocado para discussão, o problema foi que fiquei doente e blá blá blá.
Por se tratar de uma categoria semanal, não quis deixar de colocar um artigo novo. Que hoje nem é um artigo, mas um editorial que discute algo interessante, ou vocês nunca pararam para pensar porque não existem relatos de Darwin tratando de microbiologia?
Se ficaram interessados, baixem o arquivo em anexo e agora podem vir discutir comigo, porque já estou melhor da gripe.
Adúvida era algo que ninguém conseguia descrever, não sabiam ao certo como ela surgia, ela apenas estava presente. Certa vez as pessoas começaram a se acomodar e a dúvida foi desaparecendo, até o ponto em que ela sumiu e não se deram conta. Quando notaram que a dúvida havia desaparecido algumas pessoas ficaram preocupadas, no entanto, muitas ficaram felizes, pois acreditaram que não precisariam mais gastar seu tempo com aquelas dúvidas tolas. O que estas elas não sabiam era que a dúvida era responsável por atribuir propósito ao mundo, era como se aos poucos este mundo fosse ficando preto-e-branco e sem brilho depois que ela se foi. E quando tentaram novamente encontrar a dúvida, infelizmente era tarde demais.
As dúvidas são a força motriz da humanidade, desde que a racionalidade se instalou, a dúvida tem guiado os passos do homem. Não deixem seus pensamentos, suas dúvidas, se esvaírem. Não deixe que a tecnologia e suas facilidades matem seu potencial inquisitório as mínguas. Leia o Meio de Cultura (essa mensagem era para ser uma mensagem subliminar).
Lançando mais um livro para vocês, agora o assunto é Fisiologia Vegetal. Excelente livro para ser utilizado durante a disciplina e livro de cabeceira para estudiosos da Botânica. Boa leitura!
Semanalmente vou selecionar um artigo de revista (indexada ou não) para colocar nesta nova categoria. Com isso espero que possamos produzir calorosos debates e maximizar a compreensão do texto.
Vamos iniciar com um artigo que debate Evolução e Religião produzido por Sérgio Danilo Pena, professor titular da UFMG.
Neste artigo o autor discute se, para acreditar na Teoria da Evolução (que ao meu ver não é mais teoria, é um fato), é necessário abrir mão da crença em alguma entidade divina. Divirtam-se com o texto e aguardo os comentário.
Alguns de vocês (lê-se amigos) já conhecem minha área de atuação, mas não custa nada ressaltar meu interesse em Microbiologia, área em que atuo desde que entrei na faculdade e pretendo seguir na pós-graduação. Hoje desenvolvo um projeto de pesquisa com Biofilme formado em ponta de cateter venoso central em um hospital terciário aqui de Fortaleza-CE, e esse projeto dará origem a minha monografia de conclusão de curso.
Vou compartilhar com vocês esse projeto de pesquisa que escrevi e toda a revisão bibliográfica que consultei para fazê-lo (que moleza, hein) . Se tiverem dicas de artigos que foram publicados recentemente ou que eu ainda não possuo, por favor, deixem através de comentário ou mandem pelo email do blog (no canto superior direito).
Lembrem-se, é um projeto em desenvolvimento, muitas coisas serão corrigidas. Se encontrarem algum erro, tiverem dúvidas ou dicas, será um prazer discutir com vocês.
PS1: A revisão está compactada e para abrí-la é necessário o programa WINRAR.
PS2: Todos os artigos foram produzidos com muito esforço dos autores, referenciá-los é uma obrigação ética.
Mais um livro para download. Deus: um delírio, livro do afamado biólogo Richard Dawkins, discute a existência de Deus, da religião e as implicações da crença na história da ciência e da humanidade.
Com muito sarcásmo, esse livro diverte e cientiza quem o lê. Divirtam-se!!!
Ganhei esse livro após iniciar sua leitura online, por isso disponibilizo livros para download neste blog, porque acho que quem realmente gostar do livro acaba comprando-o, ou ganhando-o!
Oportunidade de fazer curso em um centro de excelência de pesquisa no nosso país sem pagar NADA. Vejam a notícia:
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME) realizam de 05 de janeiro a 25 de fevereiro de 2010 o 19º Programa Bolsas de Verão, que visa incentivar jovens estudantes universitários que desejam se dedicar à pesquisa científica e tecnológica. O programa se destina a universitários do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe que já tenham completado pelo menos 4 semestres de estudo. Os selecionados – cerca de 15 – passarão os meses de janeiro e fevereiro no campus dos Laboratórios, em Campinas, Estado de São Paulo.
Em meio a minha preguiça e falta de tempo, eis que, após alguns meses, o Meio de Cultura sai do limbo da internet.
Na atual conjuntura, as atividades Científicas deixam de ser realizadas por poucos dotados de capacidade intelectual sobrepujante e um conjunto de técnicas “ensina” ao cidadão, ou tenta ensinar, um modo de se produzir conhecimento. Muitas vezes essas técnicas obstruem, limitam a capacidade de produção, tornando experiências e observações atividades mecânicas e maçantes. Apesar disso, regras são necessárias para padronização dos experimentos, torná-los reprodutíveis e factíveis, e proporcionam que a Ciênciaavance a galopes, como pode ser observado em todo o mundo.
Diante do apresentado, esse blog procurará ajudá-los, ohh amigos pesquisadores, com sugestões aplicáveis aos seus experimentos em desenvolvimento. Sendo assim, quando aquela etapa do projeto não estiver sendo reprodutível, quando os resultados encontrados não forem os esperados, quando der aquele nó que ninguém está conseguindo desfazer, procure o Meio de Cultura que encontraremos a solução.
Obviamente não sou detentor de muito conhecimento, e é por isso que esse blog se diferencia. As a proposições despendidas serão feitas por todos nós, Administradores e Leitores desse blog, cada um com sua valiosa experiência.
Por fim, pretendo colocar notícias sobre eventos científicos, cursos, livros para download,aulas, trabalhos de faculdade...todos os dados que eu puder para ajudar na propagação da ciência.
Que todos, de todas as áreas do conhecimento sintam-se à vontade!